domingo, 24 de junho de 2007

A iniciação no mundo do crime - parte 2

21/06/2007

Ás 7 da manha, estava sozinho à porta da DEFA À espera que abrisse.
Entrei, disseram-me que ia pagar uma multa, não me disseram porquÊ e mandram-me aguardar...
Esperei...
Às 10 da manha, fizeram-me umas perguntas, o que é que eu tava ca a fazer em Angola, onde é que estava a morar, etc..
Mandaram-me aguardar...
Eu perguntei outra vez qual era o problema, o que é que se estava a passar.
Mandaram.me aguardar...
Esperei...
Às 12 da manha voltaram-me a fazer as mesmas perguntas, eu respondi a mesma coisa e mandaram-me aguardar...
Esperei..
Lá para as duas da tarde, chegou uma amiga da nossa empresa que me fez alguma companhia e tentou contactar algumas pessoas conhecidas la da DEFA.
Finalmente tinha uma cara conhecida comigo para me ajudar a enfrentar a situação...
Contactámos uma pessoa que foi directamente falar com o director, que lhe explicou exactamente o que eu já vinha a dizer há mais de 30 horas e sem mais nem porque, devolveram-me os documentos e mandaram-me ir embora..

Sem um pedido de desculpas, nem tão pouco uma explicação, mandaram-me embora como se os últimos dois dias não tivessem existido.

Vim-me embora, senti o doce cheiro da liberdade e perguntei a mim proprio:

Quando será que venho aqui parar outra vez?

10 comentários:

marta freitas disse...

...momentos de paciência, podem afastar um grande desastre, um momento de impaciência poderá arruinar.....

sem mais comentários...

lamentável!
valerá a pena?!

José Nuno Figueiredo disse...

Força João...

Unknown disse...

"É no calor da luta que se forja o aço"! Provérbio chinês??? não interessa...
É difícil imaginar o que sente em situações como essas, parece um sonho mau, mesmo visto á distância como daqui vemos. É como diz a Marta (boa, Marta!) paciência, bom senso, todas as tácticas de distracção mental do mundo, pensar no cheiro de castanhas assadas, no pessoal de cabeleira postiça num carnaval em Melgaço (estavas lá?, tudo há-de valer para não perder o pé. E a difícil decisão de saltar a onda ou mergulhar virá naturalmente.
Como diz o Zé - adorei aquela do "bancada central", e desculpem mas é irresistível comentar os comentários, Força João!

disse...

Se calhar isto é uma história xunga de uma novela venezuelana !!
"FLORIPRESO"- uma aventura em Luanda.

Isto é o que me passou na cabeça depois de ler, incrédula, estes teus últimos posts. É fantasticamente estranho isto ser uma grande parte da tua realidade.
Enfim, finalmente um Figueiredo com um cadastro do qual nos podemos orgulhosamente gabar !!!!

Falemos então de cenas mais agradáveis e divertidas:
Como te disse fui com a Luz e o Luis pra V. Cortês passar o S. João, acho que não ias gostar nada...
- O people era original e típicamente animado !
- A música era mesmo o melhor que há- Rouxinol Fadunxo(só as músicas mais leves, porque estavamos lá nós que, supostamente não estamos habituados a estes palavreados!!! Se eles soubessem ???!!!!), Canário(um belo artista que se calhar ainda não tiveste o prazzzzzeeeeerrr de conhecer), e até houve quem tivesse feito um discreto sinal para arrumar com uma ideia que alguém deu: pôr um CD do Fernando Rocha!!!! Ficamos com pena!!!

As sardinhas estavam boas e o "traçadito" de tinto também, até houve fogueira !!!

Entretanto, tive de ir deitar as miúdas, mas tive pena de ter perdido um dos últimos espectáculos da noite - aquele verdadeiro cromo com os copos a dançar o "fandango" e a dar cambalhotas à volta da fogueira - Fenomenal !!!

Bom, amanhã já é 2ªfeira outra vez, e, parece que me alonguei um bocado,de maneira que vou ficar por aqui.

Aquela beijoca grande do costume.

Luz disse...

Pois...
Quanto mais para Sul mais o calor, mais a cor, mais condimento, mais se vive em cada momento (não era suposto ser poesia!)
Daqui a pouco estás um velho (ser velho é ser sábio) turista e só estás aí de férias há um mês.
O nosso coração de tias sobressalta-se com estas notícias.
Apetece-nos ir aí dar uns tabefes a uns quantos tipos "corajosos".
Como não podemos, vimos aqui e damos-te colo pela Internet.
Beijinhos

bfbraga disse...

Imagina a família Figueiredo a caír em cima desses gajos...
Afinal de contas sempre receberam a minha ameaça, desculpa lá ter demorado essas horas todas, mas ao menos chegou, e mandaram-te logo ambora, eh eh mai nada!!! grande abraço

Tiago F Rama disse...

Joder macho, te las hicieron pasar putas! Quando li a primeira parte fiquei à espera que na segunda viesse um "caí da cama e acordei empapado em suor"!
Tudo na vida tem um lado positivo. Não estou a ver qual neste caso, mas tu busca... mais um bocadito... ainda não? olha que deve andar por aí... Nada? Bem, sempre serve o "história para contar aos netos".
Um abraço (e um par de punhos à tua disposição)

Unknown disse...

Olá, Vasquito!
Estou a ver que aí por Luanda, existe muita "animação".
Espero que estejas a sentir-te bem nesse novo país.
A gente aqui, em Portugal, mais concretamente, Guimarães, já está com muitas saudades tuas.
Estamos a pensar organizar um jantar de reencontro com os "ex-combatentes" desta grande batalha, queres vir?! :-(
Quando vieres a Portugal, avisa pf, para marcar qql coisa, para matar as saudades...
Beijinhos grandes. Tudo de Bom...
Susaninha_Guimarães

Unknown disse...

Olá João

A coisa é que enquanto esperamos por mais notícias, e quem fica tem o tempo mais longo, como sabes, a malta anda entretida. Mas há sempre uns bocaditos como neste sábado cinzento, entre ums artigos para consultar e uma reunião científica com muita ciência para digerir... Chega a vez de escrever ao sobrinho que está em África.
Acho que só contei ainda só a duas ou três pessoas amigas, mas isto de ter um sobrinho em África dá um certo estatuto. Vou pôr no curriculo: Tia orgulhosa de um jovem cheio de potencialidades and so on.
A Universidade está á beira de novas leis que como sempre não se sabe se farão e o que farão. A Medicina tem as suas crises, é como tudo - só é bom quando se fecha a porta do consultório e se pode enfim ser por tempo limitado ser médico de alguém. Estes meus dias têm sido muito reflexivos, portanto desculpa um ou outro laivo filosófico. Preparam-se ainda só mentalmente as festividades do Daniel este ano com uma espetacular capicua.

Imagino que por aí continua quente, espero que a tua semana tenha sido mais calma.

Uma boa nota em comportamento para o Sal que esteve muito bem na sua última visita a estes tios - está um senhor, muito maduro e educado (sabes que quando os pais não estão, os jovens portam-se melhor...)
Pronto meu querido, saudades e beijos

disse...

Tu desculpa lá, mas que é isto ?
Uma pessoa corre para aqui todos os dias, e nada?
Nem uma fotografiazita nova nem nada!!!

Pronto, tá bem, tas à espera que a gente te dê notícias, não é?
Então aqui vão:

- 1ª notícia -
O tempo tem estado uma bela merda, falando mal e depressa!
O que vale é que ainda faltam 15 dias para as nossas férias, e portanto, para já, não há crise.

- 2ª notícia -
A Matilde já está de férias e passou para a 2ªclasse!!
Continua com as suas aulas de natação e já não usa braçadeiras!!!

- 3ª notícia -
A Mafalda, continua a trabalhar comigo na loja de manhã, e de tarde fica mesmo a dormir a sesta, como nós todos também gostávamos!!!
Em Setembro, vai pela 1ª vez para a escola, esperemos que corra tudo bem!!!

- 4ª notícia -
Este ano parece-me que há muito menos andorinhas do que o ano passado... Será da falta de bom tempo?
A minha varanda virada para a praia está colorida e viçosa como nunca, finalmente ao fim de sei lá quantas tentativas, parece que acertei nas plantas certas !!!

Pronto já estás ao corrente de todas as maravilhosas novidades aqui do burgo, são todas fantásticas e estimulantes!!!!

Beijocas grandes,


P.S.- Diz lá à Marta que também já não temos notícias dela à muito. Beijocas para ela também.