terça-feira, 19 de junho de 2007

O trabalho e o Ócio

18/06/2007

Faz hoje precisamente um mês que cheguei a Angola. È bem provável que tenha sido o mês mais intenso da minha vida (aos mais variados níveis), o mês em que mais aprendi sozinho e o mês em que tive oportunidade de me conhecer a mim próprio como nunca tinha sido necessário…
As dificuldades no trabalho têm sido enormes, não tenho experiência em direcção de obra, nem tão pouco neste tipo de Empreitadas (vias de comunicação) … apenas um pouco de bom senso e muita vontade de aprender.
As horas do dia têm sido demasiado numerosas e as horas da noite demasiado escassas… a minha viatura fez comigo ao volante um total de 2500Kms no espaço de uma semana, fui abandonado em Luanda, em Catete, em Viana, em Cabala… contactei sem qualquer apoio de ninguém com realidades, pessoas e instituições que não pensei que fossem possíveis existir… enfim…adaptei-me… mais ou menos…
As saudades de Portugal começam-se a fazer sentir, saudades de sentir que conheço os sítios onde vou, de ver caras ou coisas familiares, de pedir uma comida e comer o sabor que imaginei, de ter rotinas, tempo e privacidade. Saudades da minha casa, da minha guitarra, do Sal, dos meus pais, do meu irmão, das minhas tias, tios e primos, dos meus avós, da minha Martinha, do Pedro, do Ricardo, da Joana, do Terêncio, da Catarina, de todos os amigos da Figueira e de Guimarães, …
Por outro lado… Bem… já me dá prazer fazer algumas coisas aqui. Estou naquela fase em que já sei que há alguns sítios que não gosto e outros que são mesmo agradáveis (como beber um gin tónico ao pôr do sol nas praias da ilha). Já há algumas pessoas que sabem o meu nome e eu também sei o delas, já me entendo com o trânsito de Luanda e com os caminhos para os sítios principais. O meu amigo Hugo da Trofa, dos tempos da FEUP, tem sido uma espécie de bóia de salvação, pela companhia que me tem feito. Apresentou-me a um pessoal porreiro amigo dele e temos ido à praia ao domingo e almoçar ou jantar de vez em quando.
Adoro, aos domingos, passar à porta das igrejas e ficar a apreciar os cânticos tão ritmados e alegres ( bem diferentes dos nossos aaaaaaaveeeeeee mariiiiiiiaaaaaaaaaa).
Tenho imensos planos de viagens que quero fazer enquanto estiver aqui: Benguela e Lobito, Sumbe, Cabo Ledo, Lubango, namibe, umas cataratas que há no sul de Angola, Suazilândia e Africa do Sul, e parece-me pelo andar da carruagem que vai ser fácil arranjar parceiros para tal.
Quero ir ao estádio da cidadela ver um jogo da selecção, quero comprar uma camisola do capitão angolano (o Figueiredo :) ), quero ver um jogo de Rugby entre a Africa do Sul e a nova Zelândia, quero andar pelos mercados e comprar lembranças pro pessoal, quero passar pela época de chuvas, quero ver a natureza a explodir de vida, quero provar as frutas todas (desde a múcua ao caju, ao mamão, ao abacaxi …), quero saber os nomes dos pássaros esquizitos e coloridos que existem aqui e quero partilhar isso com vocês!

12 comentários:

Bike disse...

O bom e o menos bom de "uma vida de estrangeiro". É o "filme" q traduz essa aventura...`

*também quero uma lembrança... ;P

Abç

Tiago F Rama disse...

Ganda João pah!

Parece que estou a ver-te por aí vivendo aventuras e desventuras com a música do rocky em pano de fundo! =D
Nem te imaginas a inveja que me dás!

Gandábraço

Tiago

Luz disse...

Pois é João,
estás a sofrer, a saborear, a descobrir, a amargar, a aprender, a crescer,... (a viver, enfim).
E convidas-nos a participar desse "caldo" extraordinário
(o que pode ser mais generoso?)
Bjs

(Desta vez ganharam os novos...
Resta-me a consolação de ter ganho às outras tias!)

Leonor e Rita disse...

Finalmente!
Todos os dias me fazem as mesmas três perguntas:
-Já tomaste o pequeno almoço?
-Já deste comida ao cão?
-Já viste se o João actualizou o blog?
Hoje a minha mãe decidiu que duas já chegavam e veio sorrateiramente até aqui n fosse eu espalhar a notícia:P(eu e a zé informamo-nos mutuamente).Depois de silenciosamente comentar, resolveu usar dos seus pulmões, plenos de genes Figueiredo e espalhou a boa nova pela casa: "o João actualisou o blog!"
E ainda bem que o fez.É sempre bom ter um gostinho das tuas aventuras que nos vão enchendo de orgulho.
Continua a dar notícias!
Bj
Nocas**

disse...

Bem, demais !!!

Acho que de todos este post já tem, realmente alguma diferença dos outros...

Realmente este lado de cá sente cada vez mais essa tua vida africana como uma grande enciclopédia de experiências, à qual temos a honra de pertencer !!!

ARRE !!! Estou ruída de inveja desses teus últimos prazeres descobertos - essas frutas novas; os projectos das viagens; temos mesmo de fazer aí uma excursão !!!
Mas, discreta claro !!!
só te digo que essa do gin tónico... E ainda por cima o bar tem bom aspecto!

Sabes que mais?
Tás a ficar um Homem !!!

Desta vez fiquei em 5ºlugar. Estou a perder pedalada... (deve ser da idade).

Grandes Beijocas para um GRANDE FIGUEIREDO !!!!

(mas não é aquele capitão da equipa,hã!?)

disse...

Eh, pá!!!

ERRATA:
Onde escrevi "ruída", deve ler-se roída.
Parece também que me esqueci de uma vírgula no 2º parágrafo. Desculpem lá, mas a esta hora isto já está um bocado confuso !!!

Mais umas beijocas pró caminho...

José Nuno Figueiredo disse...

Ora...

O jonas parece um jornalista dos que faz viagens e depois conta pra quem quiser ouvir... Estás a ficar bom nisto dos blogs!


Aguenta aí...


Quanto aos planos:
O jogo África do Sul Nova Zelândia parece-me bem, acho que vou ser eu a oferecer-te o bilhete.
E tu ofereces-me um Barça-Real, parece-me justo... Camp Nou, 100.000 pessoas, Ronaldinho marca de pontapé bicicleta!!!!! WWWWWWWWWWWWWWWWOOOOOOOOOOWWWWWWWW
Como de costume oferecemos o bilhete e a companhia!



Aos sprinters que aí andam:
Epah mas que raio... Os apressados fazem anões... :)

Ao galego:
Abrazo!

Nocas:
genial... :)

Zé:
estas perdoada!


Abraços para todos!

Força aí João!! Toca guitarra aérea, pode ser qua ainda vás ao Mundial !!!!

Unknown disse...

João

Muito obrigado. Pelo belo texto, que saboreei devagar, até fui pensar para casa. É bom ouvir-te pensar alto sobre essa nova vida. Bons pensamentos, calibrados, grelhados alguns ao sol de África. Bons pensamentos trazem boas acções, portanto, estás bem!!!
E "me encanta" como diria o Tiago, este espaço de conversa que nos permite parar para pensar em ti (mastigando as saudades), em nós e nos outros que também vão desfiando bons pensamentos. Muito bom!!! Nesta Primavera adiada até ao Verão, vir ao teu blog faz-me sentir cool, de havaianas e roupa leve.
Pois è, Obrigadinho!!

PS- alguém dê ao pobre do Cadilhe - que a modéstia e o decoro não mo permitem - o cartão de um(a) bom(boa) psiquiatra. Ele merece tratar-se da depressão causada por esta concorrência joanina aos seus pobres escritos sobre viagens...

bfbraga disse...

pah!!
Sem duvida o melhor até hj...
Também quero andar 2500km por semana!!!
Inveja é aquela coisa que nos come a cabeça de uma forma pa, tu aqui a fazer textos de não sei quantas linhas, e eu sem assunto pro meu blof lol
Ainda por cima, vou eu a Santo Tirso de vez em quando, e só ouço, "ah, a Zé comentou o blog do João primeiro que eu!"
Adoro esse teu ritmo (apesar de não conseguir perceber qual deve ser o seu cansaço) mas invejo a tua falta de rotina, o teu descobrir cada dia!!
Mas de facto, transpareces as dificuldades que há por aí, no entanto também de vê que o resto se sobrepôe, por isso espero que assim continue!!

Por aqui chove á 2semanas, PORRA ESTAMOS EM JUNHO!!!! ja tou farto de frio, lol
De resto, normal, lol
Tu aí és o sal que apimenta cada dia-a-dia!! (eh eh esta saíu-me bem)

Bem fico-me por aqui, ah, e tens noção de que estás lixado, poruqe mesmo com o blog, quando cá chegares, vais ter de desbobinar isso da tal maneira que acho que vais ficar sem vós por causa da plateia Figueiredo!!
grande abraço Keep in touch

jorge fig disse...

Bom João, vejo que não deixas as tuas qualidades em banho maria e as multiplicas tipo cavadela/minhoca, tiro/melro, face
a cada nova experiencia ou dificuldade que vais encontrando nesta tua aventura. Ao longo da estrada que estás a construir estamos com bandeiras, cachecois, cartazes e, claro, a Sofia está a gritar Portugal! Portugal!
Sempre Contigo, abraços dos Figueiredos St.Tirso - cidade...

jorge fig disse...

finalmente descobri (ajudada pela tia guida e pelo jorge )como é que se vem parar ao teu blog ! confesso que estou encantada e respondo-te com um sorriso na cara os textos estáo o máximo tão sinceros bem escritos cheios de humor ,que não dá para ficar indiferente! e eu a pensar que o meu novo trabalho (fez ontem um ano que encerraram a maternidade e eu fui para o centro de saude)era complicado... tu está de facto a viver uma aventura! e não há duvida que vais vir daí mais rico senão forem euros nos bolsos são emoçoes no coração! bjs ana do jorge

avós disse...

Meu Caro João
Aí vai o meu apreço e grande admiração pela tua última carta (é já a 2ª.vez)porque não sei onde carreguei para "enviar", depois para guardar, mas a m/mensagem, a esta hora deve ter ido parar à Namíbia.Esta coisa tem muitos buracos.
Não és só tu que andas por terras estranhas, à descoberta, acho que as circunstâncias, o afastamento - à distância duma tecla, é certo - nos ajudam também a descobrir e a conhecer melhor os mais nossos e os Amigos.
Estou fantasticamente deliciado e orgulhoso por ver a m/gente a apoiar e a admirar (justamente) o nosso enviado especial a Luanda. Dá um gozo do caraças verificar o nível do pessoal e como todos respondem à chamada, em bloco, a levantar o seu herói, aos ombros, para ele se sentir seguro e poder ver mais longe...
É assim mesmo!
Hoje é Domingo (Dia de S.João)a Figueira ontem estava cheia. Pequenos e grandes procuravam a alegria da festa, o gosto das sardinhas e as luzinhas do fogo de artifício. Sabes que estás sempre connosco e daqui acompanhamos as várias etapes que vão acontecendo. Amanhã é outro dia!...
Um forte abraço, cheio de saudades do Avô TÓ-ZÉ e Avó Clara.