segunda-feira, 9 de março de 2009

Segunda-feira... São dias...

Hoje em dia tenho sorte. Amanhã já não sei, mas hoje tenho sorte.

Acordei com vontade de trabalhar, com o sol da manhã a bater na janela, com planos para hoje, para o amanhã e uma visão clara de onde quero chegar a longo prazo com eles.

Com toda ingenuidade e romantismo , sonho com a próximidade daqueles que amo e de outros que ainda não coheço, com gargalhadas, comida e bebida numa grande mesa apinhada de cotovelos contra cotovelos, viajens em conjunto nem que seja à esquina mais próxima para tomar um cafe. Imagino uma casa simples mas sincera, de portas abertas para receber a minha familía, a que que me criou e a família que eu irei criar, o futuro "rasto" da minha passagem pela vida.

Vejo-me em muitos sítios, mas não consigo definir em que canto do mundo são, talvez por saber de experiencia que só o passar do tempo mo dirá, mas todos eles são quentes e humanos.

Profissionalmente, imagino-me a engenheirar por aí fora, aprendendo todos os dias, ensinando o que humildemente me ensinaram, priveligiando as relações humanas e a criatividade fértil e frutuosa.

Será que consigo atingir o que quero agora? Será que o que quero agora vou querer amanhã?

Provávelmente não, mas como dizia uma tia minha depois de uma peregrinação ao São Tiago, "João, o que é enriquecedor é o caminho, não é a chegada ao destino", e estava carregada de razão!

Assim, o trabalho e o tempo livre, faço com gosto, com afinco, com as minhas limitações e faltas de paciência e ciente de que às vezes são os meus dias não resultam em nada que se possa aproveitar . Invisto tempo e esforço para mim e para alguns muito especiais para mim, com a motivação das imagens que faço na minha cabeça e que acima tentei descrever. Sim, tenho saudades, e uso-as como ferramenta de auto-conhecimento e motivação extra no dia a dia.


Posso ser crédulo, sonhador e demasiado ótinista mas... Hoje tenho um horizonte... hoje tenho sorte...

7 comentários:

Unknown disse...

Meu querido João
Que bom ter notícias frescas (para quem não se afoita noutras vias como msn and so on). Que bom saber que tens belos planos e sonhos! que maravilha ter a sorte da tua companhia no princípio de mais uma semana, cheio de vontade de trabalhar (quase ouço o avô Tozé na minha adolescência "levantem-se está um lindo dia!!"). Aqui floresce uma Primavera de fresco, já com cheiro de flores, árvores cor de rosa e brancas, verde por todo o lado. Imagino-te num lugar um bocado longe e diferente, mas há um outro cá dentro onde é tudo simples e sincero e de portas bertas como a tua futura casa. Beijos

Mãe e Pai disse...

Viva a riqueza interior!
Viva o espírito positivo!
Viva o saber distinguir o que é realmente essencial do acessório!

Continua disfrutando do teu caminho João. Assim vais açucarando o nosso...

Grande abraço do Pai

disse...

Olá João!
Por acaso estivemos à um bocado a falar, como às vezes acontece, no Msn, quando me disseste que tinhas andado a actualizar o blogue!!! Até que enfim, pensei eu que quase todos os dias lá vou para ver se há novidades!!!

Adorei este Post! mostra-me um lado teu que costuma estar um pouco mais escondido, e embora saibendo que estaria lá algures, fiquei emocionada ao vê-lo assim escarrapachado para quem quiser ver! Não é que eu seja de lágrima fácil, mas...

Este teu espírito rico em tão bons sentimentos torna-se também nosso, e até a mim me ajuda saber que estás bem, e que te sentes realizado. Os sonhos todos temos, uns concretizam-se outros ficam pelo caminho, mas é o que essa tia sábia diz, o que vale é o caminho!!!

Beijos grandes

P.S.- Parabén Paulo!!! Benvindo ao Mundo Bloguístico!!!

Marta disse...

A sabedoria Oriental lembrou em tempos, “alegra-te da tua vida, que já passou mais tempo do que julgas.”
Começar um novo dia com a vitalidade e alegria de ser o primeiro, deleitarmo-nos com as pequenas coisas que estão ao nosso alcance, ou não... e tu, sabe-lo fazer como ninguém, inspiras-me!

Beijinho, Marta.

PS. Bem-vindo Sr. Paulo, que surpresa!

José Nuno Figueiredo disse...

1º - João desculpa a ausência, mas mesmo o leitor mais fervoroso desmotiva quando o repórter dá em eremita. Não deixei de cá passar enquanto estavas na complicada fase de organização logística, só que não me apercebi que já estavas de volta ao activo.

2º - Com artigos deste calibre, venho cá todos os dias. Belas fotos também... Ainda não vi o post mais recente, já lá vou!

3º - Larga as drogas pá!

Unknown disse...

Bom dia camarada estou com alguma dificuldade em atinar com estas novas tecnologias,o meu trabalho nunca foi engenheirar mas sim marear.(a mim e aos outros quando possivel)por isso nao estranhes erros e quejandos.Provavelmente sou o que esta mais longe de ti em distancia,mas em pensamento de vez em quando estamos perto pois eu passei por ai,e ainda nao tomei a vacina contra as saudades.
Se por a caso encontrares ai um Sr.chamado Rafael Garrocho,na altura director do Centro de Investigaco Pesqueira,da-lhe um abraco meu.Desejo-te sonhos grandiosos.Abracao do te tio
Mane

Unknown disse...

João Vasco
Vamos lá a dar notícias frescas ao pessoal, está bem? Definhamos á míngua de aventuras, sempre és o nosso sobrinho de África! Beijos e saudades