terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Mergulho de cabeça em 2009

Já passou um ano desde a última vez que escrevi qualquer coisa, se por falta de inspiração, vontade ou tempo, não sei... a verdade é que passou um ano.

Não sei se sou só eu, mas tenho sentido últimamente uma núvem carregada e negra de pessimismo sobre a minha cabecita.
A Economia, a Política, o Empego, a Crise, o Crime, os Protestos, as Dívidas, as Injustiças, mas principalmente e pior que tudo, o cansaço, a falta de esperança e fé na mudança de toda a gente que encontro.

Nesta passagem de ano, ao reparar nas pessoas e ambiente que me rodeavam tive a sensação de estarmos a festejar o ínicio de algo que se prevê não seja nada bom (o ano de 2009).

" 10... 9... oh não! ainda nem ganhei folgo do 2008 e o 2009 já entra a dar sinais de ser pior ainda... 8... 7... será que a euribor vai subir? 6... 5... 4... será que o petróleo vai subir? 3... 2... 1... FELIZ 2009 PARA TODA A GENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!"

Que pessimismo e caras carregadas de preocupação! Já nem um copo a mais faz esquecer os problemas!
Que se lixe!


Portanto, e como eu tenho um especial prazer em ser "DO CONTRA", e nunca embarquei muito na chamada cultura Pop, vou ser extremamente desagradável e proferir uma exclamação de desejo de esperança, boa sorte e apoio para todos aqueles que neste 2009 vão optar por uma via subersivo-alternativa e completamente desviante do "main-stream" a que gosto de chamar: O Óptimismo.
Vou inclusívamente, e de forma algo provocante para alguns dos mais acérrimos defensores do Pessimismo, permitir-me sonhar com alguns progressos e conquistas que eu e os meus possam fazer neste ano e receber tudo o que de bom possa vir de braços abertos.
Se porventura, planeias iniciar um projecto, Força! Tou contigo!
Se pensas mudar algo para melhor, Vai em frente! Se puder ajudar, conta comigo!
Se tás a considerar seguir um instinto e fazer algo por prazer, Não consideres mais! Desejo-te boa sorte!

BOM 2009 (a sério!)

7 comentários:

disse...

Querido Jonas:

Para já, Parabéns por mais um texto fixe, original, e, sobretudo ÓPTIMISTA!`
É verdade que a coisa n~~ao tá fácil e dizem que ainda vai piorar, mas porra, para quê sofrer antecipadamente aquilo que há-de vir?? (ou não!!)Quando vier logo se verá!!! Se tiver de ser vamos à pesca, ou fazemos pão em casa, ou viramos vegetarianos, sei lá! Que se lixe!!!
Afinal de contas já se diz que os pensamentos negativos atraem mais negatividade, portanto não vale a pena!!!

Agora cena mesmo séria e bicorajosa, é esta tua nova partida!!! Acredito que estás MUITO mais preparado para o que vais, mas de qualquer forma aquela merda continua longe como o raio!!!... Mas acredito que é positivo para ti, por tudo, o trabalho, a aventura e o cumbibio, claro! (Não te esqueças da tiazinha e bebe lá um copito por mim ao pôr do sol!!!)

A tua Martita,coitadinha, deve estar já com o coraçãozito partido, ainda tu não te foste, mas ouvi dizer que a cola lá do Lobito é boa para corações.... FORÇA Marta!!!!

Nós todos, cá ficamos, com aquele desejo profundo de ir fazer-te companhia, logo no avião seguinte, mas pronto, conta a intenção!....

UM BEIJO ENORME,
da tua Tia mais (in)cosciente!!!!

José Nuno Figueiredo disse...

Chefi Vasco! Gosto desse espírito! Força aí na nova etapa, já começas a ser um Angola-trotter.

Desta vez, se as coisas te estiverem a correr bem e achares que vale a pena, sou capaz de planear uma visita. De certeza que vou ter companhia de alguns bloguistas. Certo pessoal?

Forte abraço, fiscaliza muito!

Unknown disse...

Viva o Optimismo!Previne as doenças cardiovasculares, o cancro e a queda do cabelo! Estou contigo João nessa de "Novo Ano será bom se assim o fizermos", Bom para acabar projectos, começar coisas novas e ter gosto pela vida. Estou contigo nesta partida, coração nas mãos, na boca e nas teclas, já á espera de novidades. Faz o porto bem feitinho, está bem? beijos

PS já percebi que a tia Zé começa o ano com uma pequena picardia ( vá, vai lá ver aio dicionário Zézinha...), não diz nada e toca a comentar sorrateira. O desenrolar dos acontecimentos reporá a verdadeira face de cada interveniente!

Luz disse...

As saudades que eu tinha deste ambiente!
Manda lá novidades cheias de calor e pó vermelho!
(Estamos aqui gelados e cheios de chuva...)
Bjs

Anónimo disse...

Soba man!espero que esteja tudo bem contigo, nesta tua 2ª expedição a Africa. estás a ficar um perito nestas andanças intercontinentais e que esteja a correr conforme tu pretendes. Torcemos para que tudo va bem, abraços, jorge

disse...

Embora goste muito da praia que me mostraste, já tou farta de mergulhos de cabeça....
Tas a baldar-te, escreve lá qualquer coisa aos tristes que estão a sobreviver ao Inverno....
Beiojos,


P.S.- Vá come lá mais uma LAGOSTA... Coitadinho...

Unknown disse...

Olá João

Nada de notícias, boas notícias, não é? De modo que não resisto a enviar-te algumas das de cá, na impossibilidade de te mandar um cabaz com presunto, alheiras, uma perdizita estufada, umas laranjas ou uns ovos caseiros...
O Janeiro decorreu com normalidade e tranquilidade, começámos o tal ano cheio de desafios a vários níveis, acompanhámos o caso Freeport e mais umas do género,... Os anos do avô correram muito bem, e fomos obrigados a tratar de uma feijoada de chocos e de um leitão. Sempre acompanhados, como imaginas, com vinho e críticas socio-culturo-políticas. No 31 tivemos as Janeiras aqui de Burgães, este ano abrilhantadas com a presença do Zé e Kikas, que se encarregaram da reportagem. Os jovens andam no reboliço dos exames, e nós na vida do costume. Entretanto aproxima-se o Carnaval, festa tradicional da família (e poderíamos até especular porque é que esta família escolheu o Carnaval para se reunir todos os anos... uma festa por natureza pacata, decente e de fortes tradições. Mas o calendário avivou-me as lembranças de outros Carnavais e de uma foto num pelourinho de Mangualde(?)com um cacho de Figueiredos e consortes qual enxame reunido. E daí ao Museu do pão, passando pela neve, e serões passados na tranquilidade do Chão do Senhor... Para te dizer que nós vamos estar por aí festejando mais um tórrido Carnaval polvilhado por lembranças da praia, das lagostas e de um Figueiredo tropical. Beijos
Guida