terça-feira, 17 de março de 2009

Chinesisses





















Enquanto a votação para o próximo post ainda decorre, embora de uma maneira tudo menos frenética (apenas dois votos) e com um resultado inconclusivo (empate absoluto), quero agradecer às duas valentes almas que assumiram o seu dever cívico e embora não recenceados expressaram a sua opinião de uma forma democrática e anónima como convém.
As sondagens apontam com grande probabilidade para o cenário de assistirmos a uma segunda volta com alianças entre alguns dos candidatos.
Bom, posta esta pequena nota editorial, não resisto a fazer o meu primeiro texto dedicado a esse grande povo que é o Chinês.

Por força da necessidade tenho passado a maior parte do meu tempo privando com tais indíviduos de pouca estatura, olhos em forma de "Pal Plus" e uma sede insaciável por chá quente.
Como não quero ser juiz nem julgado, e muito menos preconceituoso, acho que me vou limitar a relatar alguns factos e cada um de vós poderá formar a sua opinião, partindo principio é claro que não estou aqui para enganar ninguém e que vos conto a verdade, verdadinha.

Pegando nesta última parte do Chá, reparo que a qualquer hora do dia os "meninos" estão a beber chá quente. seja na obra, no escritorio ou na cantina, e especialmente quando estão 40º á sombra... dizem que refresca. Também so gostam de cerveja quente, pelo que estou bastante inclinado a pensar que o sistema refrigerador deles é mais potente que o nosso, ou então embutiram-lhes um ar condicionado no estômago à nascença...

No outro dia, fomos almoçar a um restaurante, um deles perguntou:
"uat is diss?"
Tentámos fazer com k eles experimentassem um bocadinho de queijo, e o resultado foi um Chinês la fora a vomitar e outro ainda mais amarelo que o costume..
Será que não há cabras nem vacas na China? Situação a averiguar...

Aprendi que o desporto nacional da china é o Ping Pong. Aqui no estaleiro têm umas mesas e no outro dia andavam-me a chatear para jogar c eles. Eu disse "eh pa, voces jogam muito e tal" e eles "nos ensinamos-te, anda la...". Lá acedi. Ganhei ao primeiro em 2 minutos e ao segundo (que era melhorzinho) em 5, pelo que desde então nunca mais recebi convites...
Tinha ideia que a paciencia era uma caracteristica dos chineses, mas pelas caras deles no fim deste pequeno momento de lazer, estou a ver que não.

È um dado adquirido que a China é um país comunista. Já perguntei a vários se já tinham lido o livro vermelho do Mao e ninguem conhece.
Já me perguntaram "hu is diss gai, uith diss beard and cigarrete dat is in lots of stickers in de cars?" Era o Che Guevara... comunista...

Ando a a fazer uma sondagem, e até agora ninguem me soube dizer o que era os Beatles nem os rolling stones.

Apesar de serem uns gajos muito esquisitos, e muito mesmo muito fechados, no sentido em que não conhecem nem querem saber de nada que não seja Chines, por oposição a esta mentalidade são extremamente praticos e tentam aprender Portugues porque assim acham que conseguem desempenhar melhor o seu trabalho.
Eu também já prendi a falar e escrever algumas coisas em Chinês, mas para mim é por curiosidade e carolisse.

Enfim... Chinesisses...

13 comentários:

disse...

EhEhEhEh!!!!
AhAhAh!!!

Eh pá, não se aguenta esta última produção!!!
Pois que é de rir e chorar por mais!!!!!...Ainda me estou a recompor!!!
Posso dizer-te que a cena da votação tá muito fixe, embora isto das alianças entre partidos, normalmente só dá merda, mas pelos últimos tempos políticos do país, isso também já não interessa nada!!
Os chinocas, com o seu inglish fantástico, não dá!!! Essa cena dos Bitles é mesmo verdade ó tás só a Reinar??? É que se for mesmo assim, eu pessoalmente, não consigo transpor isso para a realidade... Também não vivi em Portugal antes do 25 de Abril, portanto....

Ping-Pong... Enfim, sem comentários, muitos anos de prática!!!!...
Agora o chazinho quente em Angola, deve ser realmente agradável... Ceveja quente... MMMUUUUIIIITO melhor!!!!!

Enfim, não tenho mais nada a dizer...

Muitas beijocas

P.S.-Olhos em formato PAL PLUS!!...
AAHHAAHHAAAHHH!!!!!!EEEHHHEEEHHHEEEEHHHH!!!!
Já não aguento...

Anónimo disse...

olá á mto já n ouvi falar de ti.ja vi q andas bem por terras xinesas.tas exactamente aonde?
ja ai tive em 2008 e sim eles sao bue estranhos.vou mantendo contacto aki pelo blog pois axo maravilhosa e maneira como escreves. sp com bom humor.Eu ando por england, tb estranhos estes tipos. s passares por aki comunica.bjoka

marta freitas disse...

Adorei o teu novo comunicado!
“No tô a pelcebele!!”
Ora, são tão dissemelhantes dos ocidentais, em praticamente, TUDO!!!
Cultura, aparência física, pensamento e…língua Inglesa…!
Imagino a dificuldade diária de comunicação e ainda para mais em contexto trabalho. Pois por vezes aventuro-me numa das mais variadíssimas lojas, espalhadas pelo país, (temo e peco por alguns motivos, que conhecemos) mas acabo lá, porém se o pretendido é uma lâmpada, até á língua gestual recorro para perceber em que secção é que estão; ora: “LÂMPADA!…LÂM….PA..DAAAA! Igual aquela, pá!”
Hilariante!

Continua a sondagem estou curiosa.

Beijo, Marta.

Unknown disse...

se deixares a engenharia já sabes, crónicas para um semanário, se ainda houver, e está feito! muito engraçado, a sério. Estás aí de férias e enganaste-nos a todos, estou a ver a próxima sobre japoneses atrás de uma guia pelas ruas de benguela - "á direita temos o mercado típico, á esquerda a igreja românica com o seu pórtico...cuidado com o degrau, siguam-me...
PS gostei muito das fotografias, têm uma bela luz
BJS

José Nuno Figueiredo disse...

João! Acabas de desfazer vários mitos só com um artigo! Bem, pelo menos o de eles serem baixinhos não desfizeste, até pelas provas documentais. És o homemm mais alto das redondezas, como te sentes?!

Por outro lado, a Zé tem razão! Eles podem ter PING-PONG escrito nos genes em vez de TAGC-ATCG, como nós... Só que nós temos Murtinheira power! Jogar Ping-Pong com:
carros, mesas e frigoríficos no caminho;
cães, avôs, avós, tios e tias a passar;
dá a capacidade técnica para enfrentar qualquer Yao Ming e dar-lhe capote em qualquer intervalo de tempo entre 2 a 5 minutos.

Outra cena...
Fizeste-me lembrar aquela grande série da radio-televisão portuguesa, Duarte e Companhia!
"Tu seles lacista? TU SELES LACIIIIISTA?!"
Lembras-te?

Se calhar não... mas eu lembro-me... já sei que sou parvo, mas tu também és portanto tá tudo.

José Nuno Figueiredo disse...

FYI:

Duarte & C.a foi uma série de comédia, produzida pela RTP, cuja acção se centrava nas aventuras de uma dupla de detectives que tinham como veículo um Citroën 2CV vermelho.

Mãe e Pai disse...

Tá de mais...

Imagino o que era se jogasses basket com esses piratas !

É mesmo uma obra de caridade elevar o nível dessa malta.
Sim, que eles também são criaturas de Deus!

Como bom cristão já deves ter pensado nisso, mas deixo-te duas sugestões do que podes levar para baixo quando voltares de férias:
- chouliço de quiaios
- um MPtelês com a malecha do vapôle

Glande Ablaço
( Glande???!!)

bfbraga disse...

Eh lá!!!
Temos jogador!!
Gosto de ver essa tua cara animada!
Ota bem, chá quente percebo e confirmo que refresca (coisas marroquinas), agora, cerveja quente??
looool
Não consigo imaginar-me sem Beatles, tens de lhes mostrar as coisas boas da vida..
Grande abraço

Anónimo disse...

Johnny, tudo de bom.
Gostei 98oct de te ver na foto a rir, enquanto os 'companheiros'estavam em pose normal..Eh pá, somos diferentes.. + da tua narrativa, só me encheu o dia, Obrigado!
Jorge

Leonor e Rita disse...

Oie!
No início do texto, mesmo muuuuiiito no início, senti-me um pouco chinesa... também ando um pouco viciada em chá... mas depois cheguei à parte da cerveja e respirei de alívio enquanto me agoniava (nunca pensei que fosse possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo...). Mas não compreendo mesmo que eles comam e bebam as coisas mais incríveis e depois se greguem com queijo... jesus.
Passando as divergências gastronómicas, não era suposto os chineses seram pequenos robots extremanente cultos, comunas e jogadores de ping pong? Acho que os que tens aí estragaram-se com o calor...

Já tinha lido isto, quase logo a seguir a postares(como sempre) e já me tinha escacado muito, mas depois do comentário que fizeste, uma pessoa ganha vergonha não é verdade?:p

beijos**

P.S.: Beatles? roling stones? CHE GUEVARA?! ainda não me entra...

avós disse...

Olá

jimmy disse...

Não há por ai bares de alterne?

Unknown disse...

Boa Páscoa João!
Aqui no Norte como sabes, a Páscoa tem tradição maior ainda que o Natal. Daí que se limpam as ruas, caiam-se os muros e tiram-se as ervas do jardim. Nalguns casos (na minha rua por exemplo - sim que eu agora tenho rua e o número 808 porque a avenida é grande - as entradas têm tapetes de flores para receber o compasso)
Portanto é uma data festiva e como tal motivo para um almoço (novidade!) na Murtinheira, com todos os possíveis. O cabrito foi ao lanche, os preparativos começaram á hora do almoço, e só faltaram as azeitonas do avô e uma entradinha de conservas com cebolada. Mas o teu pai fez uma sopa de bacalhau maravilhosa! A tarde pôs-se bem bonita, o Zé e o Bernas foram tirar fotos, eu apanhar flores com o avô, o Daniel e as M&M. Portanto, e encurtando o relato, dá corda aos sapatos e anda que já se fala dos preparativos para as próximas festas de anos e para a tua, e temos saudades caramba!!
Beijos