terça-feira, 17 de março de 2009

Chinesisses





















Enquanto a votação para o próximo post ainda decorre, embora de uma maneira tudo menos frenética (apenas dois votos) e com um resultado inconclusivo (empate absoluto), quero agradecer às duas valentes almas que assumiram o seu dever cívico e embora não recenceados expressaram a sua opinião de uma forma democrática e anónima como convém.
As sondagens apontam com grande probabilidade para o cenário de assistirmos a uma segunda volta com alianças entre alguns dos candidatos.
Bom, posta esta pequena nota editorial, não resisto a fazer o meu primeiro texto dedicado a esse grande povo que é o Chinês.

Por força da necessidade tenho passado a maior parte do meu tempo privando com tais indíviduos de pouca estatura, olhos em forma de "Pal Plus" e uma sede insaciável por chá quente.
Como não quero ser juiz nem julgado, e muito menos preconceituoso, acho que me vou limitar a relatar alguns factos e cada um de vós poderá formar a sua opinião, partindo principio é claro que não estou aqui para enganar ninguém e que vos conto a verdade, verdadinha.

Pegando nesta última parte do Chá, reparo que a qualquer hora do dia os "meninos" estão a beber chá quente. seja na obra, no escritorio ou na cantina, e especialmente quando estão 40º á sombra... dizem que refresca. Também so gostam de cerveja quente, pelo que estou bastante inclinado a pensar que o sistema refrigerador deles é mais potente que o nosso, ou então embutiram-lhes um ar condicionado no estômago à nascença...

No outro dia, fomos almoçar a um restaurante, um deles perguntou:
"uat is diss?"
Tentámos fazer com k eles experimentassem um bocadinho de queijo, e o resultado foi um Chinês la fora a vomitar e outro ainda mais amarelo que o costume..
Será que não há cabras nem vacas na China? Situação a averiguar...

Aprendi que o desporto nacional da china é o Ping Pong. Aqui no estaleiro têm umas mesas e no outro dia andavam-me a chatear para jogar c eles. Eu disse "eh pa, voces jogam muito e tal" e eles "nos ensinamos-te, anda la...". Lá acedi. Ganhei ao primeiro em 2 minutos e ao segundo (que era melhorzinho) em 5, pelo que desde então nunca mais recebi convites...
Tinha ideia que a paciencia era uma caracteristica dos chineses, mas pelas caras deles no fim deste pequeno momento de lazer, estou a ver que não.

È um dado adquirido que a China é um país comunista. Já perguntei a vários se já tinham lido o livro vermelho do Mao e ninguem conhece.
Já me perguntaram "hu is diss gai, uith diss beard and cigarrete dat is in lots of stickers in de cars?" Era o Che Guevara... comunista...

Ando a a fazer uma sondagem, e até agora ninguem me soube dizer o que era os Beatles nem os rolling stones.

Apesar de serem uns gajos muito esquisitos, e muito mesmo muito fechados, no sentido em que não conhecem nem querem saber de nada que não seja Chines, por oposição a esta mentalidade são extremamente praticos e tentam aprender Portugues porque assim acham que conseguem desempenhar melhor o seu trabalho.
Eu também já prendi a falar e escrever algumas coisas em Chinês, mas para mim é por curiosidade e carolisse.

Enfim... Chinesisses...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Segunda-feira... São dias...

Hoje em dia tenho sorte. Amanhã já não sei, mas hoje tenho sorte.

Acordei com vontade de trabalhar, com o sol da manhã a bater na janela, com planos para hoje, para o amanhã e uma visão clara de onde quero chegar a longo prazo com eles.

Com toda ingenuidade e romantismo , sonho com a próximidade daqueles que amo e de outros que ainda não coheço, com gargalhadas, comida e bebida numa grande mesa apinhada de cotovelos contra cotovelos, viajens em conjunto nem que seja à esquina mais próxima para tomar um cafe. Imagino uma casa simples mas sincera, de portas abertas para receber a minha familía, a que que me criou e a família que eu irei criar, o futuro "rasto" da minha passagem pela vida.

Vejo-me em muitos sítios, mas não consigo definir em que canto do mundo são, talvez por saber de experiencia que só o passar do tempo mo dirá, mas todos eles são quentes e humanos.

Profissionalmente, imagino-me a engenheirar por aí fora, aprendendo todos os dias, ensinando o que humildemente me ensinaram, priveligiando as relações humanas e a criatividade fértil e frutuosa.

Será que consigo atingir o que quero agora? Será que o que quero agora vou querer amanhã?

Provávelmente não, mas como dizia uma tia minha depois de uma peregrinação ao São Tiago, "João, o que é enriquecedor é o caminho, não é a chegada ao destino", e estava carregada de razão!

Assim, o trabalho e o tempo livre, faço com gosto, com afinco, com as minhas limitações e faltas de paciência e ciente de que às vezes são os meus dias não resultam em nada que se possa aproveitar . Invisto tempo e esforço para mim e para alguns muito especiais para mim, com a motivação das imagens que faço na minha cabeça e que acima tentei descrever. Sim, tenho saudades, e uso-as como ferramenta de auto-conhecimento e motivação extra no dia a dia.


Posso ser crédulo, sonhador e demasiado ótinista mas... Hoje tenho um horizonte... hoje tenho sorte...