quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Planeta Angola

Planeta Angola...


Não é o meu planeta.


È muito maior, tem espaços amplos a perder de vista no horizonte, e uma pessoa olha e pensa, no fim daquilo tudo ainda tem muuuuita angola.
Tem montanhas enormes de escarpas verticais de Pedra preta, tem cascatas, tem rios velhos escuros e furiosos, têm praias de resort, têm praias escondidas.
Têm savanas, têm florestas tropicais, têm desertos e ate há zonas onde não têm nada... so pó.

È muito mais sujo, é milhares de barracas feitas em cima de 30metros de lixeira, têm os mosseques de quilómetros de extensão, têm esgoto a passar á porta de casa (mesmo dentro de casa também) na cidade, nos bairros de lata e até no campo. Não há uma unica zona ou bairro onde se possa dizer, "sim senhor, isto até tamais oumenos arranjadinho". Não têm caixotes de lixo ou camiões de recolha, e também não se preocupam com isso.
Há muito mais pobreza mas não ha fome. Há muita falta de educação e civismo. Há muita gente que o pouco que tem gasta mal.
A natureza è muito mais pujante. As plantas crescem mais e mais vezes por ano, os animais são maiores, os insectos também ( e mais chatos), o mar é abundante em peixe e marisco fresquinho.

Os putos nascem como cogumelos, as mulheres estão todas grávidas, há muitos chineses, brazileiros, Portugueses e americanos.


As coisas estragam-se mais depressa, e não são feitas manutenções.


Se imaginarmos como seria Portugal se tivesse esta vastidão e diversidade e fosse gerido por crianças... acho que tinhamos uma ideia muito aproximada de Angola. È que a maneira como reagem, como pensam, como são inocentes ás vezes e aldrabões noutras vezes, o orgulho infantil que têm na terra deles,o riso infantil, a necessidade de mostrar os tenis ou o telemovel, a irresponsabilidade, o deixa andar...
São o povo mais infantil que já vi na minha vida e são Donos de uma terra abençoada pela natureza de tantas formas. Nunca a vão saber aproveitar enquanto não passarem ao estado adulto.

5 comentários:

Luz disse...

Há uma certa mágoa na voz, mas também uma já saudade e ainda não saiste.
Acho que Angola se te pegou à pele e será para sempre.
Bom regresso!
(será que alguma vez se regressa?)
Como dizia o poeta "nunca se volta, chega-se sempre"
BJS e até Domingo

José Nuno Figueiredo disse...

Essa descriçao da comunidade gerida por míudos faz lembrar o "Deus das Moscas" do William Golding. Escusado será dizer que a história nao acaba bem.
Felizmente tu podes apanhar um aviao e sair da "ilha".

"Já nao quero brincar mais convosco, vou pa casa!"
Anda filho, que a mae faz-te um lanchinho...
Há coisas que, felizmente, nao mudam. Com essas constantes, como a família, podemos contar. Vais ser muito bem recebido! Um abraço meu a todo esse pessoal!

Unknown disse...

Grande é impressão que essa terra deixa, isso nota-se. E depois a força da Natureza é causa ou é destino dos que são de lá? E nós aqui o que fazemos fazemos bem? Dá ideia que somos mais adolescentes, com borbulhas mas sempre a olhar para o espelho (da europa por exemplo) convencidos, incoerentes, impulsivos, cheios de causas e sem organização para as vencer...Com sítios arranjadinhos e com lixo debaixo do tapete. E somos também ternos, e apreciamos o colo de alguém e gostamos de ir e chegar e depois dá-nos outra vez as cócegas nos pés...
Daqui pareces-me contente de voltar e nostálgico, de facto insatisfeito com algumas coisas que viste e sentiste. Pareces-me bem! E nós contentes de te ter cá. É isso.

Paula Silva disse...

Cheguei hoje e identifico-me plenamente nas tuas palavras.
Como pode um país tão cheio de riquezas ser uma mísera tão grande!
Que saudades do mundo civilizado, que saudades de casa, que saudades da cidade arrumadinha que é Guimarães, que saudades do verde, que saudades dos sinais de trânsito, que saudades da ordem, que saudades do limpinho!

jotaeme disse...

OLá: Eu lanço aqui uma questão ao autor do blog: Qual a cuasa do regresso a Portugal? Trabalho completo ou desistência(forçada ou não)?
Gostaria de saber, embora tenha entendido uma certa desilusão com a "aventura" angolana!
Cumprimentos